sábado, 27 de dezembro de 2008
Cerveja - Brasil 0
É conhecido o fato de que a Alemanha tem uma lei de pureza para a cerveja.
Limitando-se a 3 ingredientes, água, malte e lúpulo, as diferentes cervejas deveriam convergir em termos de sabor, não?
No caso brasileiro vale por tudo dentro da garrafa. Deveriamos ter cervejas muito diferentes, não?
O resultado é um tanto estranho. As cervejas brasileiras são muito parecidas entre si, enquanto que as alemãs apresentam uma grande variabilidade.
Alguma explicação para o fracasso brasileiro?
Demorei pra começar por aqui. Tava pensando num assunto que fosse adequado ao Pato.
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Hiperdocumentação
Sou só eu que fico meioangustiado quando vou bater uma foto em família ou com os amigos e vejo cada pessoa entregando sua câmera para o fotógrafo fazer um registro da situação?
A conclusão é óbvia: a disseminação das câmeras digitais e a possibilidade de se tirar um número (quase) sem limite de fotos levou à banalização da fotografia.
Não, eu não sou contra a tecnologia, nem achava bom ter que ficar mandando rolos de 24 poses para a revelação. Só acho que a proposta ilimitada que as digitais trazem consigo acaba por reduzir a importância da fotografia - afinal, momentos marcantes vão ocupar o mesmo espaço que os momentos sem nenhuma importância no HD de um computador. Quem, no futuro, vai ter saco de separar esse material? Quando estudava, eu sofria com falta de imagens dos meus bisavós, trisavós, etc... Meus bisnetos e trisnetos também sofrerão: mas desta vez será pelo excesso de fotos, vídeos etc.
Fico só imaginando quem, daqui a uns 50 anos, se prestará a ver cada uma das 300 fotos daquele amigo secreto da empresa...
domingo, 21 de dezembro de 2008
Mais um cercado
O Marcelo já é meu colega no Econosheet... Mas como nem tudo é bolsa de valores, câmbio, derivativos e overshootings na vida de uma pessoa, cá está ele!
Bem-vindo à Lagoa, Marcelo! :D
I'm Gonna Be (500 Miles) , do The Proclaimers, é, para mim, uma delas - provavelmente porque eu tenha uma especial inclinação para coisas toscas. É um prato cheio: rednecks com cara de nerds, tecladinhos com som de órgão, melodia e ritmo enjoativos. Não nega suas origens oitentistas: brilhante, a must have!
Se você não estiver de ver o vídeo todo, o que é perfeitamente compreensível, tem uma participaçãozinha da banda num episódio de Family Guy que dá uma boa idéia do que é a obra:
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Cavalo vestido
Antes fosse urina...
Algumas universidades empregavam um sistema que parece bem... medieval: os alunos eram pagos diretamente pelos professores. Na cidade de Bolonha, os alunos contratavam e demitiam os professores, multavam-nos por faltarem às aulas sem justificativa ou por chegarem atrasados, e até por não responderem às perguntas difíceis. Se a palestra não era interessante, indo devagar demais, ou rápida demais, ou simplesmente não era alta o suficiente para ser ouvida, eles vaiavam e jogavam objetos no professor. Por fim, em Leipzig, a universidade viu a necessidade de promulgar uma lei contra atirar pedras em professores. Mesmo em 1495, um estatuto alemão ainda proibia explicitamente qualquer pessoa associada com a universidade a encharcar os calouros com urina.
(In MLODINOW, Leonard. A janela de Euclides. p. 71.)
Conheço alguns professores que se dariam muito mal caso tivessem tido a sorte de viver durante a Idade Média... Pelo menos os trotes se aperfeiçoaram: certamente muitos bixos prefeririam ser “encharcados com urina” a nadar na água de peixe misturada com bálsamo alemão.
domingo, 30 de novembro de 2008
Direito à opinião
Acredito que toda manifestação é válida, contanto que seja pertinente. A bola da vez, em Porto Alegre, é o Pontal do Estaleiro, investimento que prevê a construção de prédios altos e de uma área comercial aberta ao público na orla do Guaíba.
Eu tenho opinião formada sobre o assunto. E, com restrições, ela é favorável ao projeto. Ter opinião é saudável.
O problema surge quando pessoas que moram longe do local reivindicam para si o direito de escolher se a construção deve sair ou não. Chega a ser patético ver o pessoal do Bom Fim ou da Bela Vista decidindo, das suas poltronas, se o Pontal deve ser erguido ou não. Eesta questão deve ser definida por quem está no seu escopo: os moradores da região, arquitetos, engenheiros e ambientalistas. Pessoas como eu não devem ter a pretensão de decidir se o investimento se dará ou não: ao tomar para mim este direito, retiro-o, na mesma proporção, de quem será diretamente afetado pela obra e de quem tem conhecimento de causa sobre a questão: os verdadeiros interessados pelo futuro do Estaleiro.
sábado, 15 de novembro de 2008
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Feira do Livro I
Logo no domingo, caí na asneira da assistir um espetáculo cênico-musical sobre 1984, do George Orwell. (Teria sido extremamente proveitoso se, no site da Feira, constasse que a montagem era livremente inspirada no livro.) O que presenciei foi de rara medonhice: uma coleção de canções (dessas que tu escuta na praça de alimentação de um shopping) falando sobre amor, interpolada por falas no melhor estilo Ursinhos Carinhosos: "O mundo seria um lugar muito melhor se houvesse sobre a cabeça de cada um de nós uma lâmpada que acendesse quando mentimos". Uma tentativa pretensiosa de transformar 1984 na última coisa que ele é: a bandeira do mundo melhor preconizado pelas esquerdas. Não resisti até o final.
O bom é que, com o passar do tempo, tu deixa de te iludir com certas coisas. Estou bem mais tolerante com a Feira neste ano do que no passado, pois, desta vez, ao contrário das edições anteriores, não tinha a intenção de encontrar na Praça da Alfândega a salvação terrena. Um passeio minimamente agradável já me bastaria.
Comprei alguns livros, mas isso fica para um próximo post.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Crise & Elitismo
Essa turminha que fica secando o capetali$mo, vibrando a cada pregão que fecha em queda, - os guardiões das boas-intenções - parece esquecer que, quando uma dessas crises estoura, quem mais se fode são os pobres.
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Acompanhe seu time sem gastar
Claro que a imagem não é aquelas coisas e que, dependendo do link, pode travar um bocado. Mas quebra um galhão.
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
domingo, 28 de setembro de 2008
Acrobat Reader
Esse questionamento quase religioso - por que, meu senhor?! - já deve ter passado pela cabeça de qualquer usuário que já tenha tido o infortúnio de cruzar com um PDF enquanto navegava. A ira dos usuários contra o Reader é tão grande que até uma lista das maiores críticas de usuários da Adobe existe.
Viu só? Você não é o único a se indignar por um programa que só serve pra ler PDF se comportar como um software de renderização 3D.
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Homem esfaqueia amigo que voltou do mercado com poucas cervejas
Matemática e celulite
Se ao menos desse pra brincar de Lego com elas... :P
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
O espetáculo da democracia (?)
Chegamos perto de mais uma eleição e são poucos aqueles que têm convicção em algum candidato. Ou se vota em fulano por ser o candidato menos pior, ou se vota em beltrano para tirar sicrano do segundo turno
Talvez eu apele mais uma vez para o voto nulo. Mas não seria por protesto, nem por qualquer outra razão melodramática. Não acredito no poder do voto. Não é através de eleições que o Brasil mudará.
Mas, posta de lado minha apatia, as eleições continuam sendo uma festa. E, como toda festa, tem música alta. Que fiz eu para merecer um carro-de-som da Maria do Rosário passando nos finais-de-semana de manhã perto de casa, impondo a barulheira acima do meu sono?! E assim é também com Manuela, Fogaça, Onyx... Quem esses sujeitos acham que são pra colocar suas pretensões eleitoreiras acima do bem-estar do eleitor?!
Não é de surpreender o descaso dos políticos com o país: se antes mesmo de eleitos já nos desrespeitam assim, imagine quando assumirem o cargo...
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
LHC
(...)
Quando perguntado se seria capaz de escolher entre o LHC ou o programa espacial, Hawking disse que seria o mesmo que escolher "qual dos filhos escolher para o sacrifício".
"Tanto o LHC como o programa espacial são vitais para que a raça humana não se embruteça e, finalmente, morra", afirma o físico. "Juntos, eles custam menos do que 0,1% do PIB mundial."
"Se a raça humana não puder sustentar isso, não merece o epíteto 'humana'", comparou Hawking.
BUSCAAAA!!!
Fico só imaginando o que ele não teria dito se não estivesse numa cadeira de rodas...
sábado, 6 de setembro de 2008
terça-feira, 2 de setembro de 2008
quarta-feira, 27 de agosto de 2008
sábado, 23 de agosto de 2008
Trailers
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Foxboro Hot Tubes
Trata-se do projeto paralelo dos integrantes do Green Day revelado apenas recentemente. Para quem estava acostumado com o punk de Billie Joe e sua trupe, Foxboro surge como uma completa surpresa, trazendo à tona uma faceta até então desconhecida da banda.
Quem for no MySpace da banda não vai demorar a perceber a influência totalmente rock and roll sessentista que marca as composições. Aqui e ali surgem claras citações de Stooges, Beatles e outras bantas que marcaram a história do rock. Numa das faixas até rola uma batida meio Strokes, de cantinho.
Fica a dica para a playlist da próxima festa na sua casa. Espero o convite. :D
segunda-feira, 11 de agosto de 2008
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Início de semestre
Nada contra as aulas, os professores, a rotina... A imensa quantidade de estudantes (?); o barulho, o cheiro e a sujeira dos trotes; as infinitas filas do RU; os bixos desorientados fazendo perguntas estúpidas, olhando pros lados - perdidos... Enfim, esses aspectos que desafiariam a paciência de um Dalai Lama...
Ah, se fosse possível
segunda-feira, 28 de julho de 2008
Porte de Arma
Muito cuidado ao atravessar a rua, hein?
sábado, 26 de julho de 2008
Weezer
Podem me jogar pedras, mas a verdade é que não me cativou muito. Nem cheguei a ouvir muitas vezes. Um CD bonzinho, mas nada de mais.
Depois do Pinkerton e do Green Album, também, é difícil não ficar mal acostumado.
Pra quem ainda não ouviu, o torrent do álbum, sem a faixa bônus, pode ser baixado clicando aqui.
Atari e conscientização
Já que é difícil abrir mão das técnicas apelativas de marketing e inviável conscientizar efetivamente os indivíduos sem
quinta-feira, 17 de julho de 2008
Enquete
O Cerco à Lagoa orgulhosamente inaugura (tataratááá-taráááá) as suas incríveis, maravilhosas e
Para começar, um dos aspectos de morar sozinho que mais me atormenta: lavar cueca no box. AAAAAAHHHHHHHHH!!!!!
quarta-feira, 16 de julho de 2008
Pão-de-açúcar
Graças ao Prof. Noguerol, minha dúvida foi dirimida. Em uma aula de Formação Econômica do Brasil sobre o ciclo da cana - há pouco mais de um ano -, ele explicou minuciosamente como se dava o processo de produção do açúcar.
É mais ou menos assim. O caldo de cana é aquecido e transformado em mel-de-engenho. Esse mel é transferido para formas como estas abaixo:

Ótima forma de impressionar a família e bancar o culto em um almoço de domingo. Fica a dica.
terça-feira, 1 de julho de 2008
Leite 500ml
Tudo mudou quando, ontem, passeando lépido e contente pelas gôndolas do Zaffari, me deparei com a maravilha abaixo:
quinta-feira, 26 de junho de 2008
Sazonalidade
domingo, 8 de junho de 2008
Stumble
O Stumble é a tábua de salvação para aqueles que ficam horas no trabalho sem fazer porra nenhuma ou simplesmente encheram o saco de bisbilhotar o Orkut alheio.
A idéia é simples: tu te cadastra no site do add-on, marca em uma lista as tuas áreas de interesse (tipo budismo, drogas e matemática), baixa o programinha e - TCHANÃ! - ganha uma barrinha nova no Firefox. Fundamentalmente, ela tem um botãozinho escrito "Stumble!" que, quando clicado (dãããã), te leva até uma página randômica que foi indicada por algum outro usuário que tem gostos semelhantes aos teus.
No início eu fiquei um tanto cabreiro quanto à utilidade de mais essa gadget. Mas não demorei a me convencer de que era uma puta sacada: em instantes, achei uma porção de coisas bacanas. Por exemplo
- de-noted. Blog com imagens de cédulas sacaneadas com frases, desenhos, bigodes e tudo o que tem direito. Não, não são só os brasileiros que fazem isso.
- spambox.us. Ninguém gosta de ficar dando seu e-mail nestes cadastros por aí, certo? Acontece que às vezes, para ativar algum serviço, é necessário um código de ativação que é enviado justamente para a nossa caixa postal. No spambox é possível criar um e-mail de duração limitada. Isto é: tu cria a conta e escolhe em quanto tempo (uma hora, por exemplo) ela expirará. Maneira bem criativa de manter os spammers longe dos nossos sagrados e-mails.
- musicovery. Escolha o estilo, a década e o mood, e o musicovery monta a playlist. Ainda é possível escolher se as músicas a serem selecionadas são hits ou desconhecidas. Jóia pra conhecer novas músicas daqueles velhos estilos de sempre.
terça-feira, 3 de junho de 2008
Curtas III
Quem nunca se deparou com aquela ladainha de avó que o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia? Pois é. Dia desses resolvi levar o bordão ao pé-da-letra e, às 7h da manhã de uma sexta-feira, meti um xis calabresa com coca-cola 2L no Speedy.
Não recomendo.
Auto-Escola
Ah, é. Esqueci de contar. Levei bomba no exame prático. O que mais me emputeceu é que foi por errinhos tolos e que o
Esse meu karma com a carteira de motorista daria um bom roteiro de continuação daquele clássico do Cinema em Casa - A História sem Fim -, não?
Sacolas do Zaffari
Até bem pouco tempo atrás, me emputecia com a quantidade de sacolas que os empacotadores do Zaffari utilizavam pra guardar meus víveres. Tipo, eu comprava um pacote de pastelina e um barbeador, e o sujeito usava duas sacolas das grandes pra guardar esse monte de coisa. (Não foram poucas as vezes em que eu mesmo colocava tudo na mesma sacola).
Mas, de umas semanas pra cá, os empacotadores deixaram de prodigalizar sacolas: agora, se tu descuida, eles colocam uma Fanta Uva 2L e uma garrafa de leite na mesma sacola, sem reforço.
Que forças nefastas andam ditando essa economia por parte do simpático Esquilo? Será a alta do petróleo?
terça-feira, 27 de maio de 2008
Björk ganhando pontos
Eu achava ela uma mala sem alça, dessas que esse pessoalzinho cult curte e fica escutando exaustivamente em seus freqüentes vales de depressão.
Essa opinião mudou - ao menos em parte.
Tudo porque eu descobri que ela gravou um CD de jazz muito bacana, que pode ser baixado aqui. Bendito seja, P.Q.P. Bach!, a Björk te deve a simpatia do Pato! :D
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Malthusiano, eu? Imagina...
Em uma época em que a moda é ser saudável, vegetariano, ir pra academia todos os dias, e em que
Com as taxas de natalidade declinantes em todo globo e o aumento incessante da expectativa de vida até mesmo em países de terceiro mundo, se não houvesse estes elementos compensatórios, nosso planeta estaria fatalmente condenado à exaustão de seus recursos por uma população de
E aí, já comeu o seu Speed com Coca litrão hoje? :D
sábado, 10 de maio de 2008
Diversificando
Vão lá me prestigiar, paspalhos: http://econosheet.blogspot.com/ ;D
quarta-feira, 30 de abril de 2008
O fim próximo
Claro que ainda falta passar na prova. Mas ter a permissão para realizá-la já é um bom começo, não? :D
quarta-feira, 23 de abril de 2008
Equações
Eis o fim da tua angústia, caro leitor: o mágico renderizador de equações online!
Requer, claro, um mínimo de esforço: conhecer o básico do básico de LaTeX (alguns exemplos podem ser vistos aqui). Para se libertar do tenebroso equation editor do Word, esse pequeno empenho vale muito a pena.
terça-feira, 22 de abril de 2008
Quanto vale o meu cadáver...
Ou seja, provavelmente valho mais morto do que vivo. :P
quinta-feira, 17 de abril de 2008
quarta-feira, 9 de abril de 2008
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Síndrome de Descartes
René Descartes morreu de pneumonia no dia 11 de Fevereiro, 1650 em Estocolmo, Suécia, onde ele estava trabalhando como professor a convite da Rainha. Acostumado a trabalhar na cama até meio-dia, sua saúde por ter sofrido com as demandas da Rainha Christina - começavam seus estudos às 5 da manhã.
(Wiki)
Viram o que acontece quando obrigam alguém genial (e modesto) a sair da cama antes do meio-dia?!
Então, seus chatos, deixem-me dormir em paz! :D
domingo, 30 de março de 2008
Karaokê erudito
quarta-feira, 19 de março de 2008
Cemitério
Há uns anos atrás, quando eu ia visitar a minha vó em Barra do Ribeiro, eu sempre pegava a bicicleta e me bandeava pro pequeno cemitério de lá. Ele ficava no meio de um campo aberto, emoldurado por capões verdes muito bonitos. Ficava por lá uma ou duas horas, sentado sobre o túmulo do meu trisavô, pensando na vida, em meio aquele silêncio quase onírico, até se pôr o sol (e que lindo pôr-do-sol!).
Ontei achei (ou melhor, reencontrei) um site muito bacana (pra quem tem esse tipo de interesse bizarro é claro!). O Find A Grave é uma gigantesca base de dados com informações e fotografias sobre o local onde muitas pessoas famosas (e algumas nem tant0) estão aproveitando o seu descanso eterno. Recomendo (para quem compartilha desse meu interesse mórbido, é claro).
segunda-feira, 10 de março de 2008
Lavanderia
segunda-feira, 3 de março de 2008
O cartaz da biblioteca
Mas, não, eu estava enganado.
Dia desses, eu perguntei sobre esses cartazes pra Lilly - e já achei que ela ia me dizer com voz meio impaciente de quem explica algo óbvio a um excepcional que aquilo era pra evitar que colocassem os livros no lugar errado, perturbando toda aquela ordem cósmica, mística e serena. Ao invés, porém, tais avisos têm uma finalidade estatística.
Quando consultamos um livro e não o guardamos na estante novamente, o bibliotecário pode tomar nota de que aquele livro foi manuseado. A partir desses registros, é possível descobrir quais livros são mais demandados e que, portanto, precisam de mais exemplares - indício esse levado em conta na hora de decidir quais volumes devem ser comprados.
Então, lembre-se: nunca mais recoloque os livros na estante em uma biblioteca da UFRGS.
sábado, 16 de fevereiro de 2008
Curtas II
Punta II
Auto-escola I
Auto-escola II
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Sonho de consumo
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Curtas I
Agonia Nerd
Auto-escola
sábado, 12 de janeiro de 2008
Dica "literária"
Catálogo do acervo de sebos do Brasil inteiro muito bem indexado e atualizado, que permite organizar o resultados de suas buscas pelos mais esdrúxulos critérios, este site foi uma das minhas gratas descobertas de 2007. Sabe aquele livro raro, que teve uma única edição em 1954, e que você tanto quer? Pode estar lá. Visite, anote o endereço e favoriteie: http://www.estantevirtual.com.br.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
Colônia
Carlota, as filhas princesas e outras damas da corte tinham desembarcado com as cabeças raspadas ou cabelos curtos, protegidos por turbantes, devido à infestação de piolhos que havia assolado os navios durante a viagem. Tobias Monteiro conta que, ao ver as princesas assim cobertas, as mulheres do Rio de Janeiro tiveram uma reação surpreendente. Acharam que aquilo seria a última moda na Europa. Dentro de pouco tempo, quase todas elas passaram a cortar os cabelos e a usar turbantes para imitar as nobres portuguesas.
Pela excelente e divertida narrativa de Laurentino Gomes, em 1808, podemos perceber que, de duzentos anos para cá, ... (sintam-se à vontade para completar esse espaço com as idéias maldosas e cáusticas que devem estar transbordando de suas mentes neste momento, queridos leitores!)