quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Colônia

Carlota, as filhas princesas e outras damas da corte tinham desembarcado com as cabeças raspadas ou cabelos curtos, protegidos por turbantes, devido à infestação de piolhos que havia assolado os navios durante a viagem. Tobias Monteiro conta que, ao ver as princesas assim cobertas, as mulheres do Rio de Janeiro tiveram uma reação surpreendente. Acharam que aquilo seria a última moda na Europa. Dentro de pouco tempo, quase todas elas passaram a cortar os cabelos e a usar turbantes para imitar as nobres portuguesas.

Pela excelente e divertida narrativa de Laurentino Gomes, em 1808, podemos perceber que, de duzentos anos para cá, ... (sintam-se à vontade para completar esse espaço com as idéias maldosas e cáusticas que devem estar transbordando de suas mentes neste momento, queridos leitores!)

4 comentários:

Amy Mizuno disse...

Infelizmente não poderei contribuir. Minha mente é pura e gentil.
=P

Anônimo disse...

... não mudou porra nenhuma! Talvez a única diferença seja que os apresentadores(?) dos programas de televisão onde aparecem as celebridades (?) explicam - ou pelo menos tentam - o porquê dos famosos estarem fazendo o que fazem. Essa nova característica não impediria que as mulheres cortassem o cabelo e usassem turbantes, mas mudaria a sua resposta quando perguntassem o porquê do novo visual: ao invés de responder "é a nova moda européia" elas diriam "peguei piolho da Carlota" (o que só aumentaria o "status" da pseudopiolhenta em questão.

(porque eu perdi preciosos (?) minutos da minha vida respondendo à um post sedento de comentários?)

Pato disse...

É porque tu é muito bonzinho, hermano. ;D

Anônimo disse...

Não é porque eu sou 'bonzinho' e sim porque eu senti a necessidade de mostrar à todos desse mundo a minha grande sabedoria e inteligência. huahuahuaha (ah! e a minha modéstia também!)