domingo, 28 de setembro de 2008

Acrobat Reader

Um dos grandes mistérios da informática é como um programa que só serve pra ler PDFs pode demorar taaanto tempo pra carregar, ocupar tanta memória, fazer o navegador congelar e, ainda, pedir para ser atualizado com tanta freqüência. Alguém me explica por que diabos um leitor de PDF precisa ganhar uma nova versão por semana?!

Esse questionamento quase religioso - por que, meu senhor?! - já deve ter passado pela cabeça de qualquer usuário que já tenha tido o infortúnio de cruzar com um PDF enquanto navegava. A ira dos usuários contra o Reader é tão grande que até uma lista das maiores críticas de usuários da Adobe existe.


Viu só? Você não é o único a se indignar por um programa que só serve pra ler PDF se comportar como um software de renderização 3D.

4 comentários:

Anônimo disse...

Deve ser porque ele, dentre outras coisas, lê os textos pra ti.

O GhostView faz a mesma coisa e é bem mais leve. Eu só não usava ele porque era muito feio e ruim de navegar.

Pato disse...

Ele lê, é?

Eu não sabia que o Reader agora tinha uma ferramenta para acessibilidade de deficientes... Mas, de qualquer forma, eu não preciso dela (por enquanto :|).

Eu usava um outro programa pra ler PDFs no navegador. Acho que era FoxIt o nome dele. Bem leve. Só não deixava copiar texto. Só isso. >/

Hora dessa eu dou uma procurada em algum plugin do Firefox que cumpra a mesma função.

Anônimo disse...

Bem observado.

Eu acho que podia ter uma versão leve e uma versão cheia de recursos.

Débora disse...

É o Foxit, sim. Ele é ótimo, só que não abre no Firefox. =/
E não deixa copiar texto também. Se bem que eu acho que PDF perdeu muito do sentido depois que se passou a poder copiar os textos...