quinta-feira, 5 de julho de 2007

Lâmpada

Há alguns dias queimou a lâmpada do banheiro. Como bom pãoduro e preguiçoso que sou (tá bom, nem sou tããão sovina assim), tirei a lâmpada do spot da sala, que estava com todas as três lâmpadas, e substitui a queimada do banheiro.

Hoje, enquanto tentava pôr algumas coisas em ordem na minha escrivaninha, abri uma gaveta e (como fazem os atores da propaganda do Hypercard) tchanãããm!, sabem que eu encontrei? A lâmpada queimada! Então lembrei-me que havia guardado ali por não saber o que fazer com ela, se devia colocá-la no lixo seco (correndo o risco de machucar algum incauto lixeiro) ou se deveria entregar em algum posto de coleta da prefeitura ou bizarrice semelhante.

Agora me digam, o que se faz quando uma lâmpada queima e desejamos descartá-la?!

17 comentários:

Anônimo disse...

primeiro enrola numa folha de jornal, como se faz com qualquer vidro quebrado que se poe no lixo.

Acho que não vai no lixo seco, pq não daria pra reciclar, ou dá?

Anônimo disse...

era lampada incandescente, fluorescente, de sódio ou halógena?





http://br.osram.info/empresa/reciclagem.htm

Orientação aos consumidores quanto ao descarte de lâmpadas

As lâmpadas incandescentes convencionais são produzidas de vidro e metal. Elas não contém materiais prejudiciais ao meio ambiente. Na verdade, não há problema em se jogar as lâmpadas no lixo de casa. Porém, elas não devem ser jogadas em lixos para reciclagem de vidros, pois o tipo de vidro usado na produção de lâmpadas é diferente dos vidros convencionais.

As lâmpadas halógenas são preenchidas com uma pequena quantidade de gás halógeno mas, mesmo a quebra de muitas lâmpadas não oferece nenhum perigo às pessoas e ao meio ambiente. Portanto, podem ser jogadas no lixo de casa.

Lâmpadas fluorescentes tubulares, fluorescentes compactas e descarga da alta pressão contêm quantidades pequenas de mercúrio. Estas lâmpadas ao invés de serem jogadas em lixos específicos para vidros recicláveis ou em lixos de casa, devem ser enviadas para reciclagem apropriada.

Anônimo disse...

não xeeeeeeeeeeeeeeeei :T

Pato disse...

Risco, a conclusão que eu cheguei é essa mesmo. Enrolarei num jornal e colocarei na lixeira destinada aos não-recicláveis. Aliás, essa distinção entre "seco" e "orgânico" é muito vaga e, por vezes, contraditória. Afinal, lâmpadas, pela idéia de "seco", não deveriam ir para a lixeira dos "secos"?

Anônimo disse...

A lampada tambem nao deveria ir para o lixo organico. Acho que seco e organico nao são contraditórios, mas sim definições de conjustos de lixos insuficientes para abranger todo o universo do lixo.

Pato disse...

O ideal é se os termos utilizados designassem conjuntos disjuntos entre si, dois a dois. :P

Anônimo disse...

vocês já pararam pra pensar que papel molhado não é seco e deve ir no lixo seco?

Débora disse...

Lembro de ver no Parcão, quando pequena, lixeiras enormes que separavam o lixo em quatro: papéis, vidros, (não lembro) e orgânico. No meu prédio também é mais ou menos assim que se divide o lixo. Mas fica difícil ter quatro lixeiras diferentes em casa. :P

Anônimo disse...

papéis, vidros, metais e orgânico. :P

Anônimo disse...

Obrigada, Lucas. :P

Risco disse...

aquela lixeira gigante do parcão era muito tri, pelo menos visualmente. Mas acho que poucos usavam, naquela época nem deveria ter coleta seletiva

E papel molhado nem sempre vai no lixo seco. Se estiver molhado com algo que não seja agua pura, deve ir pro organico. Tipo guarnadapo usado, ou papel molhado com mijo(:P)

Lembrem-se de sempre lavar bem as embalagens antes de por no lixo seco. Acidentes podem ocorrer nas cooperativa, com esse com um professor nosso:
[i]"Encontramos uma cooperativa de reciclagem de lixo e, depois de falar com o gerente, conseguimos autorizacao e entrevistamos 20 senhoras, enquanto elas elecionavamo o lixo, [b]depois de um banho de de uma substancia liquido-pastosa que caiu na minha cabeca, cuja a referencia mais proxima é leite estragado[/b], conseguimos boas respostas"

Risco disse...

aquela lixeira gigante do parcão era muito tri, pelo menos visualmente. Mas acho que poucos usavam, naquela época nem deveria ter coleta seletiva

E papel molhado nem sempre vai no lixo seco. Se estiver molhado com algo que não seja agua pura, deve ir pro organico. Tipo guarnadapo usado, ou papel molhado com mijo(:P)

Lembrem-se de sempre lavar bem as embalagens antes de por no lixo seco. Acidentes podem ocorrer nas cooperativa, com esse com um professor nosso:
"Encontramos uma cooperativa de reciclagem de lixo e, depois de falar com o gerente, conseguimos autorizacao e entrevistamos 20 senhoras, enquanto elas elecionavamo o lixo, depois de um banho de de uma substancia liquido-pastosa que caiu na minha cabeca, cuja a referencia mais proxima é leite estragado, conseguimos boas respostas"

Débora disse...

Leite já é nojento por si só, imagino estragado e caindo sobre a minha cabeça. :S Mas isso não tem nada a ver com o post sobre a lâmpada, nem deveria estar comentando isso. hehe

Anônimo disse...

ainda mais coro como está o leite agora...

ontem um caminhão carregado de caixas de leite tombou na freeway. Tinha uma galera fazendo a limpa na carga derramada no canteiro. Vai ter leite por um bom tempo pra quem mora perto do pedágio de Gravataí.

Anônimo disse...

Achei um Manual de Coleta Seletica da UFRGS que diz o seguinte:

PAPEL:

RECICLÁVEL:

- jornais e revistas
- folhas de caderno
- papeis de computador
- envelopes
- fotocópias
- provas /apostilas/rascunhos
- papeis toalhas
- papelões/ caixas em geral
- Aparas de papel

NÃO RECICLAVEL:
- papeis sujos ou engordurados
- papel higienicos/guardanapos
- papeis metalizados(aluminio)
- papeis parafinados(picolé)
- papeis plastificados(capa de caderno)
- papel carbono
- fotografias
- etiquetas adesivas
- tocos de cigarro
- papeis de fax


VIDROS:

RECICLÁVEL:

- garrafas em geral
- recepientes em geral
- copos
- frascos(compotas, perfumes, remédios, etc)

NÃO RECICLÁVEL
- espelhos
- lâmpadas
- cerâmicas ou barro(utilize com oentulho)
- porcelanas
- tubos de TV
- vidro temperado(carro), faórs, cristal, pirex
- ampolas de remedios


(...)

Anônimo disse...

eu acho que tu devia quebrar a lampada em frangalhos e colocar os pedaços num pratinho com arroz e feijao e oferece-lo ao primeiro mendigo da cidade baixa que tu achar na rua...

1. q se foda, nao é meu país.
2. o mundo ta fudido mesmo ..entao..what the f..?
3. porto alegre recicla no maximo 30% do lixo(separado)da cidade.. mesmo que tu separasse lixo, pato (seu mentiroso e filho duma puta, cagao) nao ia fazer muita diferença, nao?...
rss
chicano

Pato disse...

Sim, eu separo lixo. Não sei se tu reparou as duas lixeiras que eu tenho aqui em casa, uma do lado da outra. A marrom (cor de merda) é pro lixo orgânico (boa a associação, né?); a bege, para o seco.

30%? Tenho certeza de que é muito menos! Se for 5%, seria muito!

Quanto à sugestão do arroz, feijão e cacos de vidro, tá anotada. Logo, logo eu coloco em prática com um argentino que eu conheço. ;D