segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Inusitada gratidão

Jamais imaginei que chegaria à conclusão absurda de que os bancos fazem com que eu economize. Soa estranho, controverso, mas é a mais pura verdade.

Sexta-feira passada, eu tinha em cash R$ 110,00. O final de semana foi suficiente para que eu dizimasse essa quantia em besteiras (?) completamente dispensáveis (?), como cerveja, almoço fora e futebol.

Se o dinheiro estivesse guardado no Banco do Brasil ou no Banrisul, seria mais complicado de gastá-lo ou perdê-lo de forma tão perdulária. São várias as razões que concorrem para tal. Citemos algumas:
  • o dinheiro em papel-moeda é patético. Ele é uma representação muito simples de algo muito valioso.
  • o dinheiro em papel-moeda vai se decompondo gradativamente em metal-moeda, cujo valor psicológico e conotativo é, inegavelmente, bem menor.
  • o dinheiro em papel-moeda é a liquidez em excelência: qualquer pessoa aceita, em troca de qualquer coisa em qualquer lugar.
Creio que estas são algumas das razões que, hoje, fizeram com que a minha fúria contra os bancos arrefecesse um pouco.

Obrigado Banrisul. Obrigado Banco do Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

é por essas e outras que eu só ando com cartão de débito. às vezes me fodo, mas pelo menos economizo :D

Barbara Dalalana disse...

ó0
tu economizaria parando de beber :}

Mari disse...

Tem que pagar com vale transporte!

1 churros = 1 VT
1 água mineral 500ml = 1 VT + 50 centavos
2 águas mineirais 500ml = 2 VTs

mas ainda não tentei comprar cerveja...

Muito bom teu blog, Sr Pato. Parece ser mais culto do que muita gente...