quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Desonestidade intelectual

Eu tinha um tio-avô que gostava muito de repetir um adágio que ele tirou de não-sei-onde: "Se temos dois ouvidos e apenas uma boca é porque devemos escutar mais do que falar". Essa era a resposta que ele costumava dar a quem lhe importunava para que justificasse seu silêncio.

As pessoas, sem exceção, deveriam apreciar de forma mais justa a sabedoria do meu falecido tio, dada a impressionante inclinação do ser humano a falar merda (ainda mais se está em jogo mostrar que a verdade está do seu lado: daí vira uma questão de vaidade, uma exigência do ego.)

Como já foi ressaltado acima, ninguém se salva dessa mal: todos falam muita besteira, inclusive eu. E como me recrimino e me aborreço por isso! Como me detesto por usar argumentos vazios, retóricos e falaciosos para remendar as inconsistências e paradoxos das minhas verdades furadas, dos meus dogmas, só para não dar o braço a torcer... E o pior é que a cura para esse comportamento não se reduz a um condicionamento trivial: a boca é muito mais veloz do que a razão. (Choques e arames quentes na uretra podem ser tentados, mas o sucesso deste receituário não deverá ser mais do que parcial.)

Camus estava certo: "Um homem vale mais pelo que cala do que pelo que fala".

10 comentários:

Brose disse...

quando você vai começar a aplicar isso? =]

Amy Mizuno disse...

ainda bem que não sofro desse mal.
hauhauhauhauhaua

SOU UMA MENINA MUITO SÉRIA E HONESTA INTELECTUALMENTE.
hhauhauhauhauuahauhauhahau
hauhauhauhauhauhauhuha

=]

Pato disse...

Ai, ai, ai... Isso é que dá ser elogiada por um professor. Mas, também, como é que o Sabino ia saber que tu era tão megalomaníaca e convencida? :P

Risco disse...

"a impressionante inclinação do ser humano a falar merda"

Afinal, por algum lugar a merda tem que sair.

Pato disse...

Pois é, Risco: até aqui o resignacionismo se faz válido!

E eu que achava que o corpo humano era dotado de veredas mais pertinentes ao expurgo... Leda inocência!

baldus disse...

o problema é qdo as pessoas falam sem conhecimento. poem palavras nas bocas alheias, ou tentam passar por sabichoes pq viram na capa da zero hora algo.
se é pra falar, fale algo decente. se todos fizessem isso (se eu tb o fizesse, pq nao?) nao precisariamos de um ouvido a mais huahuahuahuahahua

Anônimo disse...

hehehehe...
O ser humano fala merda e quando não fala merda, tá falando mal de alguma coisa :P

Lindo isso ;)

Passei prá dar um olá ;*

Brose disse...

pato tem irmã? (isso daqui tá parecendo chat do terra)

Ricardo Agostini Martini disse...

Na Economia, isso é o que mais acontece! Quantas vezes já não ouvimos argumentos carregados de autoridade e auto-certeza de pessoas que não estudam os mecanismos teóricos, não conhecem os fatos reiais apropriadamente, e apenas adotam a opinião do professor X, do autor Y ou da escola de pensamento econômico Z como pensamentos pessoais, independente de sua aplicabilidade a cada caso.

OBS. No meu postulado, X, Y e Z são totalmente estocásticos. Não vejo que uma determinada linha de pensamento econômico pode ser mais alienante do que as demais. A alienação vem das pessoas que procuram guiar-se pela fé cega porque têm preguiça de pensar por elas mesmas.

Amy Mizuno disse...

Ricardo tá modelando demais já
hauhauhauhauhauhaua