quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Cachimbo do Saci

Agora a patrulha do politicamente correto extrapolou todos os limites. Não sei se é recente (se for old, deixa cair), mas vi há pouco, nuns blogs por aí, que a tendência é que, em nome do bem-estar das nossas criancinhas, o cachimbo do Saci-Pererê seja extinto gradualmente. O argumento é que o artefato usado pelo personagem do folclore brasileiro incute nos jovens leitores o hábito do fumo.

A estratégia do politicamente correto é a do remendão: quando não se sabe como lidar com determinada situação, proíbe-se. Afinal, é bem mais fácil esconder os cachimbos, cigarros, charutos, pipas de cachaça e barris de cerveja na literatura do que educar a horda de pivetes que se agiganta a cada dia.

Dos males, o menor. Pelo menos, o saci já é preto. Porque, se fosse branco, já ia ter por aí alguma associação ou movimento reinvindicando que o saci branco aflora no afro-descendente um sentimento de inferioridade diante do branco ou argumento clichê semelhante. Daí, além de tirar o cachimbo do rapaz, ainda teríamos que pintá-lo!

Sentimento de inferioridade não é problema racial, mas psicológico. Da mesma maneira que a cultura do fumo, da bebida, da malandragem, ou do que quer que seja, só se remedia com educação, e não com eufemismos baratos ou deturpações no nosso folclore.

3 comentários:

Marcelo B.N disse...

Tem que por essa criançada pra fumar, incentivar a indústria do fumo.

Palhaçada, todo o mundo sabe que um cachimbinho é "diboua".

Ricardo Agostini Martini disse...

Eu acho racismo colocar um negro para ser um personagem perneta.

Isso é uma representação simbólica da idéia de que o povo afro-descendente não tem condições de andar com as próprias pernas para seguir o seu caminho. Saci de duas pernas já!



PS. Esse post foi irônico.

Brose disse...

renteria vai perder o emprego...