quarta-feira, 8 de abril de 2009

Fórum da Liberdade - considerações

O Fórum da Liberdade é, muito a grosso modo, uma espécie de Fórum Social Mundial da direita. Embora prefira o enfoque do primeiro, não dá para negar que boa parte das palestras do primeiro são mais para adular os ouvidos dos participantes, dizer o que eles querem ouvir. Pelo menos, no Fórum da Liberdade isso acontece apenas em boa parte das palestras e não na totalidade delas, como no evento da esquerda. Será que um grupo de empresários engravatados seria recebido de forma tão cordial no Fórum Social Mundial quanto o foi a delegação de uma entidade do movimento afro no Fórum da Liberdade?

Duas palestras me impressionaram especialmente. A exposição de Charles Murray - doutor em Ciência Política pelo MIT - sobre o impacto do estado de bem-estar social sobre as perspectivas e motivações do indivíduo foi, além de original, muito inspiradora; ver o Demétrio Magnoli solapar impiedosamente a existência de algo chamado "raça" foi impagável. Pretendo divulgar os vídeos com essas palestras aqui assim que estiverem no ar.

Foi a segunda vez que participei do evento e não me lembro se na outra edição me ocorreu a seguinte preocupação. O Liberalismo, ao contrário do que muito se diz por aí, não é o paradigma ideológico que privilegia os ricos em detrimento dos pobres. O liberal puro - não esse bando de parasitas que ficam mendigando favores do estado - crê na liberdade individual, de pensamento, de iniciativa como a ferramenta de transformação da sociedade. Ele não acredita que o indivíduo é uma decorrência do Estado, mas sim na existência deste último como tendo a finalidade fundamental de garantir a sua liberdade. Ou seja: o liberal recusa totalmente a tutela do Estado. Ninguém sabe melhor do que eu o que é melhor pra mim mesmo.

Sendo, então, o Liberalismo uma doutrina sem classe - tanto que é mais fácil achar um rico comunista do que um pobre comunista - ele deve considerar seriamente os problemas da sociedade. E a pobreza é um deles. Embora boa parte dela surja da má gestão que o Estado dá aos recursos públicos e que, portanto, poderia ser remediada com a aplicação de idéias liberais, não é possível nem desejável esperar que o Brasil se torne um estado liberal para extinguir este problema. E este, para mim, é o grande desafio dos liberais: mostrar para a sociedade que é possível exterminar a miséria pela via da liberdade, sem recorrer ao lento, ineficiente e corrupto estado.

19 comentários:

Amy Mizuno disse...

"o liberal recusa totalmente a tutela do Estado. Ninguém sabe melhor do que eu o que é melhor pra mim mesmo." Eu realmente gostaria de conhecer um liberal capaz de recusar totalmente a tutela do Estado. Mas recusar de verdade, não essa balela doutrinada que se prega. acho essas tuas afirmações muito perigosas. Um bom liberal, que possua o mínimo de honestidade intelectual, sabe que não se pode falar em sociedade totalmente individualizada. O Estado é necessário. pensei que esse tipo de discussão já tivesse sido superada. Liberdade? Liberdade pra quem? Diz pra um coitado da África Subsaariana que ele é livre e que é tudo uma questão de iniciativa para termos transformação da sociedade. Fiquei assustada com o post. o que fizeram com tua cabeça nesse fórum? hehehehhee... As coisas não são nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Nem pretas nem brancas: melhor é o cinza. "Desenvolvimento como Liberdade" é uma boa pedida.

Pato disse...

Em tutela do Estado, me refiro à criação de mecanismos de controle de preços, consumo, previdência etc que o governo cria.

A impressão que dá é que tu não leste o post todo. Nele eu cito o problema da pobreza como sendo fundamental dentro do liberalismo. E eu realmente acredito que a via liberal é a mais eficiente no combate à desigualdade.

Não sei se tu prestou atenção, mas essa é uma crítica minha à maioria dos liberais. Eu falo sobre isso no início do penúltimo parágrafo, que dentro do pensamento liberal, a pobreza deveria ter um lugar central.

E se não é a iniciativa que transforma uma sociedade, então o que seria? Os "estados" africanos, corruptos ao interesse da iniciativa privada? Será que o africano da África Subsaariana não sabe o que é melhor pra ele?

Eu falo de princípios liberais, não de práticas supostamente liberais.

Amy Mizuno disse...

Concordo que em algum momento tu chegaste a pincelar o tema pobreza. Mas o meu ponto é: não é possível simplesmente dizer que é preciso maior liberdade pra transformar alguma coisa. a tag meditações rasas nunca foi tão apropriada. Novamente, o pobre aficano. Diz pra ele: tu é livre, sabe o que é melhor pra ti, vai lá e transforma. hahahhahaha... Como eu disse, cinza. Não estou falando do Estado corrupto. Esse não é exatamente o exemplo apropriado para alguém que está discutindo os princípios liberais e não práticas. Estado tem sim seu papel de capacitador. Para que, dessa forma, seja possível o maior grau de liberdade. Como eu disse, melhor dar uma lida no Sen.

Pato disse...

Estranho, não lembro de ter negado ao Estado um papel capacitador. Mas, como te disse antes, meu post ficou vago. Não é preciso recorrer a Sen para falar uma coisa que o Smith e o Friedman já falavam quanto ao papel do Estado.

André disse...

"E eu realmente acredito que a via liberal é a mais eficiente no combate à desigualdade."

Bah, Pato. Tu não é nehhum ignorante e já estudou muita história. Para de falar besteira.

Pato disse...

Mas eu realmente acredito nisso. O que não ficou claro na postagem é o que eu entendo por via liberal: "O estado não deve empreender onde a iniciativa privada já empreende." Ele, deve, sim, garantir que as pessoas mais necessitadas tenham acesso a serviços necessários à manutenção da dignidade, mas isso não implica que ele deva empreender.
Por exemplo:
1. Por que o governo deve abrir novas escolas públicas se há vagas ociosas nas privadas?
2. Por que deve abrir novos hospitais se existem médicos privados ociosos?
É muito mais fácil garantir acesso a esses serviços via financiamento direto. O cara precisa ir ao médico? Ganha do estado um papel que lhe dá o direito de consultar com determinado médico. Quer matricular o filho numa escola? Vale o mesmo.

Olha, talvez eu seja bem ignorante. Mas eu não acredito que instituições controladas por homens tenham menos ambições pessoais por carregarem o adjetivo "pública" ao invés de "privada".

Amy Mizuno disse...

Pato, melhor tu dar uma lida antes de falar que não precisa. Melhor uma mente mais aberta. A abordagem dele é muito boa. Certamente um cara com duas cátedras em Cambrige vale a pena. hehehehehe

Pato disse...

Em que momento eu falei que o Sen era desnecessário? Apenas afirmei que não era necessário recorrer a um texto tão recente para defender uma coisa que já é defendida há séculos.

O problema, Xuli, é que tu acha que a minha argumentação vai de encontrou ao Sen. E não vai. Como eu disse à exaustão já, fui muito infeliz no último post na medida de que não fui preciso. Coisa que já estou reparando numa próxima postagem.

Unknown disse...

não vou nem me dar ao trabalho de responder, porque nesses casos vc tem uma opiniao formada, e eu outra, e cada um vai defender seu lado, como nos comentarios acima. rs. Então... bem, só digo que não concordo e não vou gastar lábia.

Brose disse...

Aleluia Irmão!

Carol Petry Matzenbacher disse...

Esse Pato é um chique. Logo que saiu de uma das palestras do Fórum, foi perseguido por estudantes de jornalismo para dar uma entrevista exclusiva.
ôloko.

Anônimo disse...

Hello
http://www.moroccanwholesale.com/ - buy meridia online

Buy cheap Meridia (Sibutramine) drugs at reputable online pharmacy. No prescription!
[url=http://www.moroccanwholesale.com/]generic meridia[/url]
At first the benfits of meridia were not as much known but with time, scientists got to know about various benefits of it.
buy reductil
You should never take the over dose of this drug meridia.

Anônimo disse...

Hello all
buy klonopin
If you take it with proper care and precaution you will surely get benefited from it.
[url=http://www.tffhgddenizli.org/]klonopin pharmacy[/url]
Klonopin drugs comes in different packaging in different places, hence you should pay attention towards it also.
http://www.tffhgddenizli.org/ - klonopin anxiety
You must look into that.

Anônimo disse...

hello all
generic buspirone
Buspar has undergone numerous trials and studies which led to the medication being released as a safe alternative to benzos for those struggling from anxiety.
[url=http://www.fillmyroom.com/]buspar sale[/url]
Fortunately there is a whole family of medications and treatment available for those individuals who are suffering from anxiety.
http://www.fillmyroom.com/ - buspirone anxiety
Buspar's method of action is to go to work against chemicals which may have become unbalanced and to stabilize them eliminating unwanted anxiety.

Anônimo disse...

Hi,
http://www.mycraftsolutions.com/ - buy cheap ambien
This then provides a more relaxed state of mind in which the person can sleep much better.
[url=http://www.mycraftsolutions.com/]zolpidem 10 mg[/url]
Eliminate insomnia Buy Ambien (Zolpidem) at reliable online pharmacy and save extra money! No prescription! No hidden fees!
Throughout the past decade, Ambien sleeping pills have became increasingly popular.
buy ambien online
College is hard enough, don't let yourself be tired and drowsy on a test day again.

Anônimo disse...

Information On Perscription Drugs
effexor drug
When you stop taking it, wait for at least 7 days before you take an MAOI.
[url=http://rapiddl.org/]buy generic effexor[/url]
Neither if you use a monoamine oxidase inhibitor (MAOI) as isocarboxazid, phenelzine, rasagiline, selegiline or tranylcypromine.
effexor antidepressant
Effexor - Depression fighterFDA-Approved Medications
No Prescription is Needed
Free Shipping for Bulk Orders
15% Discount on Reorders You can order generic Effexor (Venlafaxine) medication at reputable online pharmacy and save big money!
Generic name: venlafaxine
Brand name(s): Effexor, Effexor XR
Effexor is an antidepressant classified in a group of drugs called selective serotonin and norepinephrine reuptake inhibitors (SSNRIs).

Anônimo disse...

sites bubzi

[url=http://goog-b-bruc.blogspot.com]google bag bruce[/url]
[url=http://metoifryin.blogspot.com]metal oil frying[/url]
[url=http://georhoradvance.blogspot.com]george horn advanced[/url]
[url=http://goog-searc-informati.blogspot.com]google search information[/url]

sites yuyke

Anônimo disse...

links pxaaz

[url=http://esshoadvanc.blogspot.com]espn shoes advanced[/url]
[url=http://advanc-ball-audi.blogspot.com]advanced balls audio[/url]
[url=http://battery-chargers-guide.blogspot.com/2009/10/power-battery-chargers-item-does-not.html]power battery chargers[/url]
[url=http://wireles-hom-bedsi.blogspot.com]wireless home bedside[/url]
[url=http://powfpow.blogspot.com]power for power[/url]

future fczno

Anônimo disse...

A broad healthiness program tailored to an own resolve unquestionably nave on one or more specific skills, and on age-[3] or health-related needs such as bone health.[4] Many sources[citation needed] also cite disposition, sexual and nervous strength as an significant vicinity of all-inclusive fitness. This is over presented in textbooks as a triangle made up of three points, which reproduce natural, sentimental, and frame of mind fitness. Incarnate well-being can also hamper or investigate many persistent well-being conditions brought on next to ailing lifestyle or aging.[5] Working unconfined can also serve people sleep better. To live vigorous it is consequential to preoccupy in actual activity.
Training

Unique to or task-oriented [url=http://www.pella.pl]fitness[/url] is a actually's gifts to depict in a specific venture with a sound know-how: for case, sports or military service. Certain training prepares athletes to appear as well in their sports.

Examples are:

400 m sprint: in a sprint the athlete requirement be trained to work anaerobically all the way through the race.
Marathon: in this wrapper the athlete requirement be trained to function aerobically and their tenacity have to be built-up to a maximum.
Scads fire fighters and constabulary officers sustain typical fitness testing to act on if they are qualified of the physically hard tasks required of the job.
Members of the Collective States Army and Army National Look after should be masterly to pass the Army Material Fitness Test (APFT).