sábado, 11 de julho de 2009

Go, atheists!

Não sei se ao escrever este post o Marcus já tinha conhecimento do acampamento infantil para proliferação de ideias ateístas que o Richard Dawkins está apoiando para o final deste mês.

O acampamento de verão é voltado para crianças entre oito e dezessete anos que, durante quatro dias, farão pacto com o demônio serão instruídas em ceticismo racional, filosofia moral, ética e evolução. Uma das atividades propostas é "O desafio do unicórnio invisível", no qual os participantes serão desafiados a provar que unicórnios não existem. Os pimpolhos que conseguirem tal feito serão galardoados com uma nota de dez libras com direito a efígie do Darwin e assinatura do Dawkins.

Ao estimular as crianças a pensarem por si mesmas e questionarem fenômenos para os quais a única prova é o argumento de autoridade, esta iniciativa acerta em cheio no que mais falta para a popularização das ideias ateístas (pelo menos no Brasil): organização e ativismo.

4 comentários:

marcus disse...

Na verdade, já sabia sim. No início achei estranho, pois achei o que o Dawkins propunha era justamente o que acontece nos acampamentos cristãos: forçar uma visão de mundo às crianças.

Mas conforme fui lendo, entendi que a ideia do Dawkins é algo mais livre, que fará com que os participantes tirem suas conclusões por si mesmos.

Mari disse...

que maximo!
meu filho vai pra um desses...

J.P. "Coiote" disse...

Adorei! Gostaria de levar meus sobrinhos, até filhos (se vier a ter um ou mais) em um desses.

José Maurício Nunes Garcia disse...

Sou contra.